CNH Social Detran inscrição 2020

Oportunidade para quem precisa tirar a CNH mas não tem condição de pagar, o Programa CNH Social já está sendo ofertada pelo Detran de alguns estados e tem o Projeto de Lei (PL) nº 3904/2019 que pode tornar nacional a oferta de CNH gratuita para pessoas de baixa renda de 18 anos acima que desejam tirar a CNH da categoria A, B e mudança na habilitação para D ou E. Para saber os estados que oferecem CNH gratuita e como fazer inscrição, leia mais informações do artigo.



CNH Social Detran

O Governo federal em parceria com governo de estados e Detran oferece CNH Social gratuita para a população do Brasil inscrita do Cadastro Único para programas sociais, inclusive as que recebem o Bolsa Família e as que inscritas do programa BPC.

Sobre CNH Social

Esse é um projeto nacional que visa a habilitação de pessoas que sonham em tirar a CNH para dirigir legalmente ou para trabalho remunerado como motorista. Para ajudar os que mais precisam foram criadas também regras de participação, requisitos que os candidatos devem ter para concorrer a CNH Social gratuita.

Para conseguir habilitação gratuita é necessário ter renda familiar de até 2 ou 3 salários mínimos, que vai depender do estado, e inscrito no CadÚnico. Mas além dessas exigências impostas pelo projeto, há ainda outros requisitos impostos pelo estado.

O Programa Nacional CNH Social ainda é um Projeto de Lei o PL 3904/2019 e está em tramitação no congresso, mas abaixo você conhece abaixo os estados que oferecem habilitação gratuita e qual a CNH Social está com inscrição abertas.



CNH Social Detran GO

Em Goiás, a CNH Social ofertado pelo Governo GO e Detran GO encontra-se com inscrição aberta de dezembro 2019 a janeiro 2020 e beneficia pessoas em três categorias. O Programa Social de Formação e Habilitação de Condutores de Goiás oferece as modalidades : CNH Estudantil, CNH Urbana e CNH Rural, com isso todos que se enquadram nos requisitos podem participar para obter a habilitação A ou B ou para mudar para D.

CNH Social – é para pessoas de 18 a 25 anos que tenham concluído todo o ensino médio em escola da rede pública e que tenham participado do Enem 2018.

CNH Urbana – é destinadas às pessoas maiores de 21 anos com o ensino fundamental completo.

CNH Rural – essa é para quem tem mais de 21 anos, com o ensino fundamental concluído e que tenham a declaração o de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf.

Além desses requisitos por modalidade, todos devem ser moradores de Goiás, estarem inscritos no CadÚnico e para quem dirige, não pode ter sofrido nos últimos 12 meses infrações de transito média, grave ou gravíssima.

Essas exigências, de não ter infrações, estão entre os requisitos porque muita gente dirige sem habilitação. Com isso acaba cometendo infrações que podem ser cometidas devido a falta de habilidade no volante, ou por está fugindo das autoridades porque não é habilitado ou por outros motivos. Então quem já pega no carro e que tenha feito coias erradas no trânsito dentre 1 ano não pode participar, mesmo tendo os demais requisitos.



CNH Social – CNH Popular Detran CE

No Ceará, a CNH Social se chama CNH Popular Detran CE. O projeto prevê habilitação gratuita A e B e no estado a CNH está sendo ofertada há 10 anos. Pessoas interessadas devem ser maiores de 18 anos, residirem no estado e, serem beneficiários do Bolsa família ou, estarem matriculados no ensino fundamental ou médio em escola pública há 6 meses ou em curso profissionalizante ou, serem egressos do sistema penitenciária ou, serem pessoas com deficiência.

CNH Social Detran ES

No Espírito Santo, o projeto CNH Social está sendo oferecido há dois anos. Durante esse tempo milhares de pessoas já foram beneficiadas. As exigências são as mesmas, ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, estar inscrito no CadÚnico e ser de família de até 2 salários mínimos.

Os moradores do estado têm a oportunidade de tirar a CNH A ou B para dirigir moto ou carro e para fazer a mudança na habilitação para D ou E. Motorista com habilitação D e E são profissionais que podem dirigir ônibus, caminhão e carreta.

Cursos especializados para beneficiários da CNH Social ES : transporte de produtos perigosos, transporte de escolar, transporte de passageiros, transporte de carga indivisível e transporte de veículos de emergência. Além desses cursos o Detran também oferece atualização para quem já fez um dos cursos ou precisa fazer novamente.



CNH Social Detran inscrição

Para quem mora em Goiás, as inscrições para CNH Social Detran GO começaram dia 05/12 e ocorrem no site do Detran www.detran.go.gov.br.

Inscrições CNH Social Detran ES abrem duas vezes por ano, em fevereiro e no mês de setembro. Pessoas que vão concorrer CNH Social 2020 devem ficar atentos, pois as inscrições podem começar em fevereiro 2020, aqui : detran.es.gov.br/cnhsocial.

Inscrições para CNH Popular Detran CE ainda não tem data. Assim que novas informações forem publicadas, informaremos aqui.

Para saber sobre CNH Social gratuita BA, PB, PE e AM de âmbito nacional, acesse www.camara.leg.br. Para quem mora em outras estados, como MA, RS, SE e AC devem ficar atentos pois os estados podem também aderir ao projeto. Eles não aparecem na lista de estados que já criarão o projeto, mas podem estar futuramente.

O Estado de Minas Gerais já aderiu ao CNH Social e as carteiras gratuitas são ofertadas pelo Governo MG e Detran MG por meio do Sest Senat e foi lançado há 5 anos. Mas não encontramos informações sobre próxima data de inscrição. Informações estão no site www.detran.mg.gov.br/programa-cnh-social



3 Comments

  1. Cristiane Luz Rocha
    • Genubia