Saiba quem pode ganhar o lucro FGTS 2018 disponibilizado nas contas ativas da Caixa, o governo federal está liberando, no segundo ano consecutivo, o lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço nas contas de 90,7 milhões de trabalhadores, os quais tinham saldo positivo nas contas FGTS até dezembro 2017. Confira abaixo quem tem direito de sacar o lucro do FGTS.
FGTS Lucro quem tem direito
Trabalhadores que tinham contas ativas do FGTS até 31 de dezembro 2017 têm direito ao lucro do FGTS 2018, referente ao ano 2017.
O lucro do FGTS é o rendimento sobre valor arrecadado no ano base, e esse lucro passou a ser dividido entre os trabalhadores. Essa decisão partiu do Conselho Curador do FGTS, que são os administrados do patrimônio Fundo de Garantia dos Trabalhadores. Esse órgão é compostos pelo Ministério do Trabalho – MTE e os representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do governo federal.
Então, o órgão competente responsável pela administração do FGTS decidiu que, o lucro do Fundo de 2017, que foi de 12,46 bilhões, deve ser divido entre os trabalhadores em 2018. O valor a ser repassado para as contas será de 6,23 bilhões. Serão beneficiadas 258 milhões de contas de mais de 90,7 milhões de trabalhadores. Com isso ampliam os rendimentos do saldo as contas vinculadas.
Quem tem direito ao Lucro do FGTS
Todas as pessoas que tiveram contas ativas até 31 de dezembro 2017 recebem o lucro. Mas, o valor não está disponível para saque se a conta permanece ativa em 2018. Esses trabalhadores vão receber o valor mas o saldo deve ficar junto com o saldo existente na conta. O rendimento do FGTS só pode ser sacado se a pessoa foi demitida sem justa causa, ou por outro motivo, assim como manda as regras do benefício. As regras para saque não mudam, são as mesmas.
Pode sacar o lucro do FGTS 2018, referente ao ano 2017, o trabalhador que foi demitido em 2018. Também podem sacar o trabalhador que se aposentou, quem usou o dinheiro para comprar a casa própria. Além desses, podem sacar o valor pessoas que usaram para pagar prestações de financiamento.
Quem Já retirou o dinheiro do FGTS em 2018, ou está em processo para saque, pode sacar o lucro assim que o valor cair na conta. É só ir até a Caixa portando seu Cartão Cidadão e pegar o dindim. O lucro é de R$ 17,00 para cada R$ 1.000 em saldo. O valor recebido depende do saldo em conta.
Consultar saldo lucro FGTS 2018
Para saber quanto tem de saldo na conta do Fundo de Garantia, acesse o site www.resultadosfgts.caixa.gov.br , informe o CPF ou o NIS/PIS/PASEP e a senha de internet. Essa opção é para quem já cadastrou a senha no site da Caixa. Quem ainda não fez deve entrar em cadastrar senha ou recuperar senha, se esqueceu.
Quando consultar o saldo do FGTS
Como os valores ainda estão sendo depositadoS nas contas, o trabalhador só pode consultar o saldo depois de 31/08/2018. Depois dessa data todos podem fazer a consulta, e se for o caso, fazer o saque.
O FGTS é um benefício cedido ao trabalhador contratado conforme as regras CLT, os trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros, atletas profissionais e até mesmo empregadas domésticas, claro, desde que tenham sido incluídas no sistema. São esses os trabalhadores que têm direito no lucro e podem conferir o saldo da conta nessa data.
Trabalhador que ainda tiver dúvida, entre no site do MTE trabalho.gov.br/fgts-fecha-com-lucro-em-2017-e-divide-r-6-23-bilhoes-com-os-trabalhadores-2. Aqui estão as informações sobre o lucro FGTS 2017 liberado em 2018.