CNH Social Detran DF 2021

Saiba quando serão abertas as inscrições para CNH Social Detran DF 2021, que oferece Habilitação gratuita em parceria com o Governo do Distrito Federal para cerca de 5 mil pessoas que buscam pela CNH A ou B ou, CNH A e B ou, para mudança na categoria, renovação e para troca na habilitação definitiva.



CNH Social Detran DF 2021

Governo DF e Detran DF oferecem CNH Social 2021, que é habilitação gratuita destinada às pessoas de baixa renda, as que não têm condição financeira de pagar pela CNH para conduzir veículos.

Essa é uma oportunidade para quem sonha em pilotar moto, dirigir um carro, caminhão, ônibus ou outro. Pois ser motorista é o sonho de muita gente, mas o que mais vemos é gente sem habilitação dirigindo ou pilotando moto, colocando a própria vida e a vida dos outros em risco.

Essa negligência acontece porque não é barato tirar a carteira de motorista. Por ser muita cara as pessoas acabam pegando o carro ou moto sem serem habilitadas. Isso acaba gerando problemas para o dono do veículo e gera todo um transtorno para todos os envolvidos.




Pensando nesse público serão ofertadas CNH Social no Distrito Federal – Habilitação gratuita. Sendo que, a intenção do governo é qualificar condutores para maiores chances de emprego, e com isso, melhorar a situação financeira e ampliar a igualdade social de um maior número possível de pessoas (7 mil por ano).

Projeto CNH Social DF

Esse projeto foi aprovado em 2020 e quando foi lançado, foram publicadas as informações sobre o programa e requisitos, mas não foi informado quando as inscrições seriam abertas. Mas agora sabemos quando as inscrições para CNH gratuita DF serão (veja mais a seguir).

Os requisitos para se inscrever, são : ser estudante ou cidadão com idade mínima de 18 que possui RG e CPF, que esteja inscrito no CadÚnico, residir no Distrito Federal pelo menos há dois anos, não ter sofrido nenhuma penalidade decorrente de infrações de trânsito, sendo média, grave ou gravíssima, nos últimos 12 meses antes da inscrição.

Categorias da CNH Social Detran DF

CNH A – para condução de veículos de duas ou três rodas – exemplo, moto

CNH B – para condução de veículos de quatro rodas – carro que carrega até 8 passageiros

Adição de categoria A ou B – uma só habilitação para carro e moto

Alteração para as categorias C, D ou E – para quem já é habilitado e deseja dirigir veículos de médio ou grande porte

Mudança de B para C – mudança de C para D – mudança de D para E

Renovação da CNH – para todos os motoristas habilitados que vão renovar a habilitação

Troca pela habilitação definitiva – para recém habilitados que estão trafegando com a CNH provisória – Permissão para Dirigir



Inscrição CNH Social Detran DF 2021

Quem estava na expectativa deve saber que já é possível planejar a inscrição na CNH gratuita DF, o Detran publicou novas informações sobre o projeto e informa que as inscrições abrem em 15/02 no site portal.detran.df.gov.br.

Para facilitar a inscrição a Sedes DF disponibiliza um mecânico de consulta pública do Código Familiar para inscrição CNH Social Detran DF. Por meio desse o candidato pode pode obter o número de identificação que cada família recebe ao fazer a inscrição no CadÚnico. Esse código deve ser informado no ato da inscrição CNH Social.

Para conferir o código, acesse www.sedes.df.gov.br em seguida a aba “Serviços”, depois a opção “Consulta Código Familiar” e depois insira o CPF ou o NIS.

Observe que na mesma aba tem a opção de consultar o NIS. Quem não saber pode fazer a consulta do NIS também.

Veja mais informações aqui : www.agenciabrasilia.df.gov.br/2021/02/22/gdf-facilita-inscricao-ao-programa-habilitacao-social

Informações sobre CNH Social Detran DF aqui www.detran.df.gov.br/inscricoes-para-habilitacao-social-serao-abertas-em-15-de-fevereiro