Inscrições IFAM 2020 Cursos

Estão abertas as inscrições IFAM 2020 para cursos técnicos gratuitos integrados, subsequentes e para EJA integrada com o ensino médio ofertados em campi de Manaus, Coari, Humaitá, Parintins, Tefé e em outras cidades do Amazonas. Veja abaixo quais são os requisitos para ingressar no IFAM 2020, cursos ofertados e datas importantes.



IFAM 2020 abre inscrições

O Instituto Federal do Amazonas – IFAM abe inscrições para cursos técnicos primeiro semestre 2020 da modalidade integrada com o ensino médio, a qual é destinada aos alunos que vão ingressar no 1º ano do ensino médio 2020, modalidade EJA integrada ao ensino médio para egressos do ensino fundamental e subsequente, que destina-se às pessoas com o ensino médio completo até 2019.

Processo seletivo IFAM 2020

O FAM vai distribuir suas vagas para cursos integrados e integrados EJA, que são 1.465 vagas, através das notas do 7º e 8º ano do ensino fundamental, das disciplinas língua portuguesa, matemática e ciências no caso dos cursos integrados. As médias devem ser informadas na hora de fazer a inscrição para que possa ser feito o processo seletivo.

As vagas cursos subsequentes, que são 830 vagas, serão pelas notas do ensino médio, do 1º e 2º, obtidas pelas disciplinas língua portuguesa, matemática, biologia, química e física. Assim como citado acima, as médias das disciplinas devem ser informadas na inscrição.



Cursos técnicos gratuitos IFMA

  • Técnico em Informática Para Internet
  • Técnico em Agropecuária
  • Técnico em Administração
  • Técnico em Vendas
  • Técnico em Florestas
  • Técnico em Recursos Pesqueiros
  • Técnico em Programação de Jogos Digitais
  • Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
  • Técnico em Meio Ambiente

Os cursos da modalidade subsequente do IFAM têm durão de 3 e 4 semestres e os cursos integrados duram 3 anos. A diferença de tempo de estudo é devido a modalidade, pois os cursos integrados duram o tempo que dura o ensino médio porque é uma só matriz curricular (ensino médio mais curso técnico). Os cursos técnicos subsequentes têm uma matriz curricular única. Ou seja, os alunos estudam apenas a área de formação. Sendo assim dá para finalizar em 1 ano e meio ou 2 anos. O tempo de duração depende do curso.

Obs. a modalidade EJA médio costuma durar 1 ano e meio. Mas EJA médio integrado com o ensino médio dura 3 anos também. Aumenta então mais 1 ano e meio de estudo para poder concluir o ensino médio e técnico profissionalizante.

Inscrições IFAM 2020 Cursos

Começam dia 21/10 e são realizadas no site www2.ifam.edu.br/estudenoifam/processo-seletivo-2020-1, onde seguem abertas até 11/11/2019.



Resultados preliminares saem em 22/11 e resultado final sai dia 28/11. quem tiver na lista de aprovados e classificados tem de 02 a 06/12/2019 para fazer a matrícula. Se tiver lista de espera e sobras de vagas, novas chamadas ocorrem de 10 a 20/12/2019.

Documentos importantes para a realização da matrícula no IFAM 2020

Para todos os candidatos : levar questionário socioeconômico (disponível no edital), cópia e original do RG, CPF, Certidão Nascimento ou de Casamento, comprovante de endereço, do título, da dispensa militar, no casão dos homens, 2 fotos 3×4, e se for o caso, o Registro Nacional de Estrangeiro e Passaporte com visto de estudante.

Comprovante escolar para cursos integrados – Histórico Escolar que comprove ter feito o ensino fundamental completo. Quem escolher vaga reservada para egressos escola pública deve comprovar que fez do 1º ao 9º ano do ensino fundamental em escola da rede púbica de ensino.




Comprovante escolar para cursos técnicos subsequentes – Histórico Escolar do ensino médio. Se optar por vaga do sistema egressos escola pública, precisa comprovar que fez do 1º ao 3º ano do ensino médio em escola pública.

Além desses documentos, se o candidato escolher vaga egressos escola pública com renda familiar de até 1,5 mínimo por pessoa, deve levar documentos que comprovem a renda de dos que compõem a família.

Os documentos podem ser contracheques, Carteira de Trabalho ou carnê do INSS, Extrato do FGTS, ou extratos bancários, no caso de trabalhadores registrados. Demais rendas também devem ser comprovadas, como : valores ganhos pela aposentadoria ou pensão, rendas vidas de trabalho informais e até mesmo renda recebida de aluguel (de imóvel da família alugado para terceiros).



One Response

  1. Cristoni alango Rodrigues Reply

Comente aqui