Fique sabendo que o INSS adianta 50% do 13º Salário 2018 dos aposentados e pensionistas, e deve pagar a primeira parcela a partir de agosto 2018. O pagamento da metade do 13º vai ser feito para 30 milhões de pessoas quem têm direito ao benefício. Para saber se você tem direito na metade do décimo, leia mais informações do nosso site!
INSS 13º Salário pagamento 2018
O abono anual oferecido aos beneficiários do INSS será adiantando novamente neste ano de 2018 para os aposentados e pensionistas. Será adiantado 50% sobre o valor mensal que os beneficiários recebem e o pagamento será automático junto com o pagamento mensal do INSS.
Quem recebe 50% do 13º Salário
Recebem a metade do benefício a pessoa que já tinha se apostando de dezembro 2017 para trás. O mesmo vale para os pensionistas. Quem se aposentou de janeiro de 2018 para cá deve receber o valor proporcional, e não o valor integral. Mas todos vão receber o adiantamento do 13º salário.
O adiantamento do benefício será concedido aos aposentados, às pessoas que recebem pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, auxílio-doença e salário maternidade. Para essas duas últimas categorias, o valor será proporcional.
Pagamento INSS 13º Salário 2018
- Primeira parcela do décimo terceiro salário – o pagamento será feito entre de 27/08 e 10/09/2018. O valor deve cair junto com o pagamento do INSS, depositado na conta do aposentado e do pensionista.
- Segunda parcela do décimo terceiro – pagamentos ocorrem no mês de novembro 2018.
Impostos sobre o 13º Salário – descontos
O décimo terceiro salário é um salário extra que o trabalhador recebe no fim do ano e sobre ele o trabalhador também paga impostos. É descontado o FGTS e o IRRF – Imposto de Renda. Mas na primeira parcela não é descontado nenhum imposto, e sim, na última parcela paga entre novembro e dezembro. Por isso a segunda parcela sempre é menor do que a primeira. É devidos os descontos que são feitos.
Obs. : o Imposto de Renda não é cobrado de todos os cidadãos. Dependendo da renda não é descontado o IR. Os descontos acontecem sobre renda a partir de R$ 1.903,99. O valor descontado varia de acordo com o salário.
Quem está aposentado ou recebe pensão e tem renda acima do valor mencionado, o desconto será apenas do IR. O FGTS só será descontado dos trabalhadores que tiverem afastados e recebendo do INSS.
Quem paga pensão alimentícia também paga uma porcentagem do 13º junto com o pagamento mensal. Esse desconto será feito também na segunda parcela. Com isso, mais descontos no último pagamento do décimo terceiro.
O aposentado que paga pensão no lugar do filho também terá o desconto no pagamento da última parcela do 13º. Assim como todos que têm essa obrigação.
Informações sobre o adiantamento do 13º Salário 2018 foram publicadas no site www.previdencia.gov.br/beneficios-pagamento-da-primeira-parcela-do-13o-comeca-em-agosto