Vale Gás do Governo como funciona

Veja aqui novas informações sobre o Vale Gás do governo federal e como funciona o benefício que vai ajudar cerca de 2 milhões de famílias cadastradas no programa social com pouca condição financeira na compra do gás de cozinha. Em nosso site você pode se informar também sobre o novo Bolsa Família.



Vale Gás do governo

Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1374/21 que cria o Vale Gás, o qual passa a se chamar Auxílio Gás Brasileiro, e agora aguarda a sanção do Governo Federal. Esse projeto vai beneficiar a cada bimestre cerca de 2 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único. Pelo Vale Gás serão feitos pagamentos correspondentes a 50% do valor do gás de cozinha.

Vale Gás do Governo como funciona

O Vale Gás é um abono que será associado ao Bolsa Família pois não um benefício isolado. Então para se beneficiar do abono para compra de gás de cozinha é preciso ser cadastrado no CadÚnico e no Bolsa Família.

Para que as famílias recebam o Vale Gás é necessário que haja uma negociação entre o governo e a Petrobrás. Por que isso ? A Petrobrás é uma estatal mas tem participação privada, ou seja, têm os acionistas. Então as ações da Petrobrás não são de responsabilidade exclusiva do governo, como o aumento do gás, que em 2021 pode chegar até 50%, mas de todos que a administram.




Se houver negociação entre governo e Petrobrás, o governo deve fazer um grande investimento para atender tanta gente enquanto o gás estiver tão caro. O Presidente pretende fazer uma poupança na Petrobrás de 3 bilhões para o pagamento do gás de cozinha. 

Então os inscritos no Bolsa Família vão poder contar com esse investimento para comprar o seu gás a cada dois meses, assim que for lançado o novo Bolsa Família, que será entre novembro e dezembro 2021.

Novo Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa federal que vem atendendo milhares de famílias há anos. O valor pago todo mês às famílias varia muito, pois o cálculo ocorre conforme a renda familiar. Com a reforma do Bolsa Família o valor mínimo pago será R$ 400. O novo Bolsa Família deve contar também com mais benefícios e o nome deve mudar para Auxílio Brasil.

Modalidades do novo Bolsa Família – Auxílio Brasil

Benefício Primeira Infância – beneficia famílias com crianças entre 0 e 36 meses incompletos

Benefício Composição Familiar – direcionado a jovens de até 21 anos incompletos



Benefício de Superação da Extrema Pobreza – mais um benefícios dado às famílias que, mesmo que recebem os benefícios citados acima não conseguem sair da linha da extrema pobreza

Auxílio Esporte Escolar – destinado a estudantes com idades entre 12 e 17 anos incompletos que se destacarem nos Jogos Escolares Brasileiros.

Bolsa de Iniciação Científica Junior – bolsa para estudantes com bom desempenho em competições acadêmicas e científicas

Auxílio Criança Cidadã – direcionado ao responsável por família com criança de 0 a 48 meses incompletos que não encontre vaga em creches públicas ou privadas da rede conveniada

Auxílio Inclusão Produtiva Rural – ajuda financeira paga aos agricultores familiares inscritos no Cadastro Único

Se o governo conseguir incluir o Vale Gás no Bolsa Família, esse deve ficar com 10 modalidades no total. Assim o programa vai ser maior e vai beneficiar as pessoas de várias formas por meio de cada modalidade.

Essas são as primeiras informações sobre o Vale Gás e sobre o novo Bolsa Família. Novas informações devem ser publicadas quando as decisões finais forem tomadas.

Veja abaixo as informações sobre o Vale Gás gov br

www.camara.leg.br/camara-aprova-criacao-do-auxilio-gas-para-familias-de-baixa-renda

www.gov.br/assistencia-social/2021/presidente-jair-bolsonaro-entrega-ao-congresso-nacional-medida-provisoria-que-cria-o-programa-auxilio-brasil. Acompanhe informações no nosso site!