Confira aqui informações sobre ID Estudantil MEC – Carteirinha Estudante Digital, que passa a ser gratuita para os estudantes do ensino básico, educação tecnológica e superior, de instituição pública ou particular, sendo os que já possuem e os que ainda não possuem a carteirinha do estudante tradicional.
ID Estudantil MEC – Carteirinha Estudante Digital
MEC lança aplicativo para emissão da ID Estudantil, e a Carteirinha Estudante passa a ser gratuita para alunos matriculados e com os dados inseridos no banco de dados nacional de estudantes do MEC – Sistema Educacional Brasileiro (SEB), pois a partir de agora a carteira é digital.
Carteirinha do Estudante
Antes do lançamento da Carteirinha do Estudante Digital os estudantes solicitavam a Carteirinha tradicional a entidades como UNE e Ubes, além de outras entidades, e tinha custo para os estudantes. Agora que vai ser digital os estudantes não vão mais precisar pagar.
A Carteirinha do Estudante dá direito a meia-entrada em shows, teatros, eventos culturais e esportivos e todos os estudantes têm direito. Pode adquirir quem é maior ou menor de idade. No caso de estudante menor de idade, um responsável que deve tomar a frente para fazer a solicitação.
Carteirinha do Estudante Digital
Para emitir a Carteirinha o estudante deve baixar o app da ID Estudantil MEC no celular ou tablet, podendo ser pelo sistema Android ou iOS. Depois de baixar, o estudante deve tirar uma foto do rosto e de um documento de identificação oficial, sendo do RG ou da CNH, medida tomada pelo Mec para evitar fraude.
A identificação do estudante vai ser feita através da leitura do QR Code. Basta abrir o aplicativo no local (no show, no teatro, no evento) e a pessoa responsável pela segurança do local pode fazer a leitura da Carteirinha com o leitor. Simples assim.
Procedimento a ser tomado antes de baixar o app
Antes de tudo o aluno deve ter seus dados inseridos no sistema seb.inep.gov.br essa responsabilidade fica por conta da escola.
Para saber se a escola enviou os seus dados, o estudante pode acessar idestudantil.mec.gov.br. As informações que devem ser passadas para o Inep são o CPF, data de nascimento, curso que esteja fazendo, número de matrícula, ano e semestre em que o aluno esteja. O aluno que não achar seus dados no sistema deve comunicar a escola para que a mesma faça logo o procedimento.
Com tudo certo no sistema, é só baixar o aplicativo e já emitir a carteira digital. Não deixe passar essa oportunidade pois e totalmente gratuita. Com a gratuidade da carteira você pode aproveitar muito mais a vida. Dá para sair mais e se divertir. E diversão para estudante é fundamental, já que vive sobre uma pressão muito grande nos estudos.
Importante saber que, não é obrigatório ter a Carteirinha Digital. Essa uma opção para quem busca por praticidade e não quer gastar. Mas quem preferir pode mandar fazer a Carteirinha tradicional nas instituições citadas acima. A gratuidade é só para quem baixar a Carteirinha pelo aplicativo. Sem contar que não tem burocracia.
Para ver mais informações sobre ID Estudantil – Carteira Estudante, acesse a página de notícias do Mec portal.mec.gov.br