Atenção para data de inscrição Encceja 2023 para certificado Inep/Mec ensino fundamental e médio, esta é uma boa notícia para quem pretende fazer prova 2023 e concluir os estudos por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, que será aplicado em agosto 2023.
Encceja 2023
Inep recebe inscrição para o Encceja Nacional 2023 oferecida em todo o Brasil e para o Encceja Exterior, Encceja Nacional PPL e Encceja Exterior PPL – pessoas privadas de liberdade.
O Programa Encceja Inep foi desenvolvido para adolescentes e adultos que estão fora da escola por falta de tempo para estudar ou por defasagem escolar e que buscam um jeito prático e rápido para concluir os estudos.
Para finalizar o ensino fundamental a pessoa deve ter idade mínima de 15 anos e para finalizar o ensino médio idade a partir de 18 anos até o dia do exame. Esses alunos podem escolher o Encceja para fazer a prova completa (todas as disciplinas) e pegar logo o certificado ou apenas uma ou algumas disciplinas que estejam faltando para pegar o certificado.
Esse tipo de prova permite que o aluno faça o exame quantas vezes for necessário para terminar os estudos. Então se a pessoa passar apenas em português e matemática, por exemplo, pega declarações dessas duas áreas. Em outra edição pode fazer provas das disciplinas restantes, se passar pega também as declarações e juntas com as declarações da edição anterior, pega o certificado e assim termina o ensino fundamental, ou termina os estudos se tiver faltando finalizar o ensino médio.
Encceja edição 2023 – regras
Pessoas que fazem inscrição, não comparecem na prova e não justificam acabam causando prejuízos para os cofres públicos, pois cada participante inscrito tem um custo para o Inep, instituição do Mec responsável pela execução do programa – elaboração, aplicação e correção das provas.
Para que não haja mais prejuízos, as pessoas que fizerem inscrição 2022, não comparecem no dia da prova e não justificarem sua ausência terão que ressarcir o Inep, ou seja, devolver o valor gasto pela instituição.
Mas esse pedido da devolução só vai ocorrer se o participante fez a inscrição em 2022, não compareceu no dia da prova e resolveu fazer o Encceja 2023, sem justificativa da sua ausência. Na hora de se inscrever (no Encceja 2023) a pessoa deve justificar sua ausência na prova anterior no Sistema de Inscrição. Se a justificativa for aceita, o candidato está liberado para a prova, mas se não for aceita a justificativa deve devolver o valor a ser informado pelo Inep, aos cofres públicos, com correção.
Opinião do blog
Essa medida tomada pelo Mec é mais do que justa, pois teve gente que simplesmente não quis ir no dia da prova, apenas desistiu. Nem todos tiveram essa mesma atitude, mas alguns sim, tiveram, e nem justificaram. O que pode ocasionar também a ausência de tanta gente é a preocupação de não passar na prova.
Prova Encceja Nacional 2023
As provas Encceja 2023 vão ser aplicadas em 27 de agosto 2023 nos turnos – manhã e tarde na seguinte ordem :
- Provas Ensino Fundamental manhã – Ciências Naturais e Matemática que começam às 9h00;
- Provas Ensino Fundamental tarde – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, História e Geografia que começam às 15h30.
- Provas Encceja Ensino Médio manhã – Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias que começam às 9h00.
- Provas Ensino Médio tarde – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias que começam às 15h30.
Os portões serão abertos com 1 hora de antecedência e fecharão faltando 15 minutos para prova. Então chegue no horário para não ficar de fora e perder o exame.
Como fazer inscrição no Encceja 2023
O site de inscrição do Encceja é este enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Para se inscrever entre no link Página do Participante e informe data de nascimento e CPF. Depois de inscrito o candidato deve acessar a página pelo CPF e senha. Inscrições do Encceja 2023 ocorrem de 22 de maio a 02 de junho 2023.
Resultado Encceja Nacional pode ser publicado ainda no segundo semestre 2023. Quem passar em todas as áreas deve pedir o certificado a secretaria da educação ou instituto federal (escolher no ato da inscrição). Se passar em uma ou em algumas áreas, deve pedir apenas declaração de proficiência, que é elaborada para cada disciplina concluída.