Como atualizar o Cadúnico para receber Auxílio Brasil

Famílias inscritas em programas do governo podem conferir aqui como atualizar o CadÚnico para receber Auxílio Brasil, o novo programa de transferência de renda do governo federal, que já começou beneficiar milhares de pessoas.



Programa Auxílio Brasil governo federal

O governo federal anuncia o pagamento do programa Auxílio Brasil 2022 a partir de 18/01/2022, o qual substituiu o Bolsa Família e deve beneficiar cerca de 17 mil famílias pobres e de extrema pobreza.

Leia também :

Como fazer e consultar o Cadastro Único para receber o Auxílio Brasil

Informações sobre o Auxílio Brasil, quando o auxílio de R$ 400 começa ser pago e os benefícios oferecidos

O Brasil está em crise há um tempo, mas com o avanço da pandemia, o que tava ruim só piorou. Assim, uma parte das famílias caiu para a linha da pobreza e outra para a linha da extrema pobreza. Sem contar os que já eram pobres e os que já estavam na margem da extrema pobreza.

O motivo de tanta pobreza no Brasil

Podemos citar vários aqui, como a falta de emprego, falta de oportunidade, falta de estudo, falta da qualificação profissional. Tudo isso se dar pelo fato do fechamento de muitas empresa. Consequentemente, menos empresas no mercado, com isso, mais gente desempregada. Sendo assim, cada vaga de trabalho disponível gera uma grande concorrência.




Todos nós sabemos que em um processo seletivo sempre passa a pessoa mais jovem e com mais estudo. Hoje em dia nem ta contando tanto a experiência profissional. Por que isso ? Porque o candidato já é uma pessoa mais velha e para o mercado, está desatualizado.

Para as empresas é mais lucrativo contratar pessoas mais jovens porque podem oferecer um salário menor. Dessa forma, os cidadãos com mais idade vão ficando para trás. E além desses, têm os que trabalham como autônomos. Esses ficaram sem suas rendas ou recebendo muito pouco desde que a pandemia se instalou.

Só cresceram nesses tempos de crise pessoas com ideias inovadoras e pessoas que tiveram dinheiro para investir em um negócio. São esses pequenos, médios e grandes empresários que estão fazendo a diferença nos dias de hoje.

O que sobra são os pobres sem estudo e sem oportunidades, e os mais velhos sem oportunidade de trabalho. Esses vão só caindo para as margens da sociedade. Por isso precisa de um olhar mais humano da parte dos governos. Precisa criar programas que possas dar uma vida mais digna a essas pessoas.



Programas do governo federal – para quem são destinados

Todos os programas criados pelos governos são destinados às famílias pobres. Os programas sociais ajudam na inclusão social dessas pessoas, como acesso a alimentação, a educação e a saúde. Por isso eles são tão importantes, mesmo não revolvendo todos os problemas da sociedade. Os projetos são criados para levar um pouca de dignidade para essas famílias.

CadÚnico para programas sociais do governo

Para inserir as famílias pobres nos programas sociais é necessário colher todos os dados de cada cidadão. Para isso existe o Cadastro Único, uma ferramenta que colhe e armazena os dados. É partir desses dados que é feita a seleção das famílias para cada programa.

Então, sabemos que para se inserida em um programa de transferência de renda precisa estar no CadÚnico. No entanto, para continuar recebendo precisa atualizar os dados cadastrados. Isso deve ocorrer cada vez que tiver um mudança da família, sendo mudança de casa ou morte na família ou, nascimento e outro motivo. Também, quando a família recebe uma carta para ir fazer atualização.



Atualizar o Cadúnico para receber Auxílio Brasil

Como já informamos, precisa atualizar o seu CadÚnico sempre que necessário. Para ser transferido para o Auxílio Brasil será necessário fazer também atualização. Nesse momento o sistema vai inserir pessoas no programa e excluir também. Pois, quando a renda da família aumenta ela passa a não ser beneficiárias de programas de transferência de renda do governo.

Como atualizar o Cadúnico para receber Auxílio Brasil

A atualização dos dados costumava ser feita pessoalmente onde foi feita a inscrição. No entanto, devido a pandemia, a atualização pode ser feita por telefone e online.

Contudo, não tem um telefone e um canal virtual para que todos possam acessar. Para obter informações sobre como proceder, é preciso ligar no Cras. Pois, de acordo com o Ministério da Cidadania, essa parte é de responsabilidade de cada município.