IFES 2020 Inscrição Cursos

Oportunidades do IFES 2020 para concluintes do ensino médio, a instituição abre inscrição com cerca de 2.800 vagas para cursos de graduação gratuitos 2020 em várias cidades do Espírito Santo como Vitória, Serra, Vila Velha, Aracruz, Cachoeiro do Itapemirim, Cariacica, Guarapari, Linhares, Santa Teresa, São Mateus e em mais cidades.



IFES 2020 abre inscrição em cursos gratuitos

São cursos de graduação em bacharelado, Bacharelado em engenharia, tecnologia, licenciatura primeiro semestre 2020 ofertados por meio do Sisu 2020-1 para participantes do Enem 2019.

Sisu – Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação é um sistema informatizado onde as instituições públicas do Brasil que oferecem curso superior publicam todas suas vagas gratuitas ou parte delas no primeiro e segundo semestre do ano. Participam do Sisu universidades estaduais, universidades federais e institutos federais, como Instituto Federal do Espírito Santo – IFES.

O IFES oferece via Sisu primeiro semestre 2020 diversos cursos de graduação, são eles : Engenharia Elétrica, Eng. Mecânica, Eng. Metalúrgica, Eng. Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil, Controle e Automação, Biomedicina Administração, Química Industrial Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Biológicas e mais.



IFES 2020 Inscrição Cursos

Ocorre no site sisu.mec.gov.br/inicial de 21 a 24 de janeiro 2020. Notas de corte serão publicas dia 22, 23 e 24 de janeiro.

Resultado Sisu pode ser conferido dia 28 de janeiro 2020 e partir de 29 de janeiro começa o período de matrícula dos candidatos que forem classificados.

Inscrições para lista de espera Sisu vão de 29 de janeiro a 04 de fevereiro e convocação para matrícula será entre 07 de fevereiro e 30 de abril 2020.

Veja informações no portal do Mec portal.mec.gov.br/inscricoes-para-o-sisu-vao-de-21-a-24-de-janeiro

(Inscrições encerradas) Oportunidades do IFES 2020 para estudantes e concluintes o ensino médio, a instituição abre inscrição com mais de 4 mil vagas para cursos técnicos gratuitos 2020 em várias cidades do Espírito Santo onde ficam os campi. Uma porcentagem dessas vagas é para cursos presenciais e cursos a distância. Veja abaixo onde esses cursos serão oferecidos e a lista completa de cursos e unidades.

Cursos técnicos ofertados pelo IFES são da modalidade concomitante e subsequente, e cursos técnicos e qualificação da modalidade Proeja.

Cursos novos que o IFES 2020

Os novos cursos que o Instituto Federal do Espírito Santo abriu em 2019, são : Técnico Integrado em Agricultura (Centro Serrano), Técnico Integrado em Química (Vila Velha), Técnico Concomitante em Mecânica (Guarapari). O quarto curso é o Técnico em Multimeios Didáticos EAD 2019 IFES da modalidade subsequente, de 1 ano e meio de duração.

Curso Técnico EAD IFES 2020

O curso Técnico Subsequente em Multimeios Didáticos, de educação a distância, será oferecido no AVA do CEFOR – Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do IFES que fica Vitória. No Cefor os alunos vão participar das aulas presenciais, ministradas de 2ª a 6ª feira, durante uma ou duas semanas. As aulas presenciais são obrigatórias e compreendem 20% da carga horária do curso, que tem 1200 horas. Se o aluno fizer o estágio, que não é obrigatório, a carga horária vai para 1500 horas.



Demais Cursos Técnicos IFES 2019

  • No campus Vitória – o IFES abre vagas para Técnico em Eletrotécnica, Edificações, Estradas, Meio Ambiente e Mecânica integrado; Técnico em Eletrotécnica, Metalurgia, Estradas e Mecânica concomitante; Técnico em Edificações, Geoprocessamento e Segurança do Trabalho subsequente; e Técnico em Guia de Turismo, Metalurgia e Segurança do Trabalho Proeja.
  • No campus Aracrus – são ofertados curso de Mecânico integrado e concomitante e curso de Química Integrado.
  • No campus Cachoeiro do Itapemirim – cursos técnicos oferecidos são Informática integrado e concomitante; curso de Eletromecânica integrado e concomitante; e Mineração concomitante.
  • No campus Cariacica – são cursos técnicos de Administração e Manutenção de Sistemas Metroferroviários integrado; Técnico em Portos integrado e concomitante; e curso de Logística concomitante.
  • No campus Colatina – há cursos de Administração, Edificações, Informática para Internet Meio Ambiente integrado; e Manutenção e Suporte em Informática concomitante.
  • No campus Linhares – têm cursos técnicos em Administração e Automação Industrial integrado e concomitante.
  • No campus Serra – são oferecidos cursos técnicos em Informática para Internet e Mecatrônica integrado; Informática, Manutenção e Suporte em Informática e Automação Industrial concomitante; e curso de qualificação em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão proeja.
  • No campus Vila Velha – têm também os cursos que já eram oferecidos, como Técnico em Química concomitante e Biotecnologia integrado.

Podem fazer os cursos concomitantes – estudantes do ensino médio 2019 que estão fazendo o 2º e 3º ano do ensino médio em 2019. Esses alunos fazem apenas o curso técnico no Instituto.

Podem fazer o técnico subsequente – essa modalidade destina-se exclusivamente aos egressos do ensino médio. São pessoas que acabaram o ensino médio em 2018 e as que terminaram o ensino médio nos anos anteriores.




Inscrições Instituto Federal ES para cursos gratuitos primeiro semestre 2020 devem ser feitas no site www.ifes.edu.br entre 01/10 e 03/11/2019. Taxa de inscrição custa R$ 68 O candidato que não tem condição de pagar pode pedir a isenção até o dia 25/10/2019.

Inscrições cursos proeja, que são gratuitas, são feitas também na mesma data e o estudante poderá cursar no campus Vitoria – situado na Av. Alberto Torres, 894 – Jucutuquara; ou o campus Santa Teresa – situado na Rodovia ES-080, Km 93 – São João de Petrópolis; ou o campus Serra – situado na Rod. ES 010, km 6,5 – Manguinhos.

Processo seletivo dos participantes cursos IFES

Participantes dos cursos IFES 2020 vão fazer uma prova objetiva, elaborada com questões de acordo com a modalidade de ingresso. O calendário completo e demais informações sobre cursos e processo seletivo, no edital.

Edital IFES 2020 no site do IFES