IFPA 2020 inscrição nos cursos

Ótimas notícias para moradores do Pará, o IFPA 2020 abre inscrição nos cursos técnicos e graduação gratuitos em Belém,Cametá, Bragança, Breves, Altamira, Castanhal, Santarém e nas demais cidades onde ficam os campi do Instituto Federal do Pará que recebem egressos do ensino fundamental e do ensino médio.



IFPA 2020 inscrição nos cursos gratuitos

Instituto Federal do Pará – IFPA começa receber inscrição para oferta de 4.570 vagas em cursos técnicos integrados 2020-1 e para cursos técnicos subsequentes 2020-1 e 2020-2, e abre 724 vagas para cursos de tecnologia, bacharelado e licenciatura 2020-1 e 2020-2.

Requisitos para participar dos cursos IFPA

O IFPA exige dos seus candidatos apenas o nível escolar mínimo que cada modalidade pede. No caso dos cursos técnicos, o candidato só precisa ter o ensino fundamental completo no ano anterior ao de ingresso, que n ocaso dos cursos 2020, ter o ensino completo em 2019. Os cursos técnicos subsequentes pedem apenas o ensino médio completo, e pode ter sido concluído pela forma regular (uma série por ano) ou outra modalidade, como EJA, Encceja.

Já os cursos de graduação o IFPA exigem o ensino médio completo e notas do Enem. Ou seja, além do candidato ter finalizado os estudos básicos ele ainda deve ter feito o Enem e pode ter sido exame 2016, 2017 ou 2018 e obtido nota mínima de 400 pontos na redação e em cada área do conhecimento.




Esses são os requisitos para se candidatar mas ainda tem o processo seletivo. Os participantes dos cursos técnicos vão concorrer vagas por meio de prova objetiva. Os participantes dos cursos de graduação serão selecionados e classificados pela ordem das notas do Enem até que todas as vagas sejam ocupadas.

Tipos de vagas ofertas pelo IFPA

As vagas para todos os cursos que o IFPA oferece, assim como demais instituições públicas são classificadas como : ampla concorrência, pessoa com deficiência e egressos escola pública. A modalidade escola pública é inda divida em outras categorias. Por isso, na hora de fazer inscrição o candidato precisa ficar atento e fazer a escola no tipo de vaga que pode comprovar posteriormente. Há vagas que são para egressos de escola pública com renda familiar per capita e de até 1,5 salário mínimo e para egressos escola pública com renda acima de 1,5 salário mínimo.

Mas, o IFPA têm também outras modalidades de vagas, as quais precisam ser conferidas no edital. No edital observe que as modalidades de vagas estão listadas na lista de cursos, como AC, L1, L2, L3, L4, L5, L6, L7, L8 e A5 ( A5 só e contra na lista de cursos de graduação). Mais abaixo da lista há a Legenda que informa o que cada uma dessa sigla representa. Leia com atenção e veja qual é o tipo de vaga que pode concorrer.



Cursos técnicos gratuitos IFPA 2020

Técnico em Meio Ambiente
Técnico em Edificações
Técnico em Informática
Técnico em Design de Interiores
Técnico em Eletrônica
Técnico em Mecânica
Técnico em Agrimensura
Técnico em Redes de Computadores
Técnico em Desenvolvimento de Sistema
Técnico em Agropecuária
Técnico em Controle Ambiental
Técnico em Segurança do Trabalho
Técnico em Administração
Geodésica e Cartografia
Além de outros

Cursos graduação IFPA 2020

Licenciatura Ciências Biológicas
Licenciatura Pedagogia
Licenciatura Letras/Português
Licenciatura Geografia
Licenciatura Informática
Bacharelado Agronomia
Engenharia Civil
Engenharia Sanitária e Ambiental
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Pesca
Tecnologia Saneamento Ambiental
Tecnologia Redes de Computadores
Tecnologia Automação Industrial
Tecnologia Eletrotécnica Industrial
Tecnologia Gestão Ambiental
Tecnologia Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Tecnologia Gestão Pública
Tecnologia Análise e Desenvolvimento de Sistemas
E outros


Inscrição nos cursos IFPA 2020

Ocorre nos links indicados até 17/10/2019. Dia 18/10 é o último dia para pagamento da taxa de inscrição para os cursos técnicos. Candidatos dos cursos de graduação não pagam taxa.

Inscrição para cursos técnicos, aqui : prosel.ifpa.edu.br/edital-publicacoes

Inscrições para cursos de graduação, no link : prosel.ifpa.edu.br/edital-publicacoes-grad

Prova objetiva cursos técnicos está marcada para dia 01/12/2019. Gabarito preliminar sai dia 13/12, gabarito oficial dia 10/12 e resultado final IFPA 2020 sai dia 10/01/2020.



Comente aqui