Inscrição Cederj Vestibular

Confira data de inscrição Cederj 2020-2 para Vestibular CEFET, UERJ, UENF, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO, instituições que compõem o Consórcio Cederj abrem vagas gratuitas segundo semestre 2020 no Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói, Resende, Nova Friburgo, Macaé, Petrópolis, São Gonçalo, Três Rios e em outras cidades, para processo seletivo de candidatos que vão dar início aos seus cursos de graduação em 2020.



Vestibular Cederj 2020-2

Por meio do Vestibular Cederj são oferecidos cursos gratuitos EAD e semipresenciais de bacharelado, de tecnologia – para formação de pessoas que vão atuar como tecnólogo e cursos de licenciatura, os quais licenciam professores para a educação básica – ensino fundamental e médio.

Grupo de instituições do Consórcio Cederj abre mais de 8 mil vagas em cursos de Licenciatura em Química, Letras, Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia, História e Letras, Tecnologia da Computação, Tec. em Gestão em Turismo, Tec. em Segurança Pública, Bacharelado em Administração e Engenharia de Produção e Meteorológia.

Pelo CEFET RJ – pode obter diploma em Bacharelado em Engenharia de Produção que também pode ser obtido pela UFF. Prazo para concluir os estudos será de 10 a 15 semestres. Cefet também oferece o curso Tecnologia em Gestão de Turismo de 6 semestres.




Pela UFRRJ – pode obter diploma de Bacharelado em Administração. Esse curso pode ser concluído em 8, 9, 10 e 15 semestres.

Pela UFRJ, UENF ou UERJ – pode obter diploma de Biologia, que pode ser concluído em 8 ou 15 semestres.

Pela UERJ, UNIRIO ou UENF – pode ser feito Pedagogia. Esse curso têm aulas presenciais obrigatórias que fazem parte da matriz curricular do curso, como aulas de Informática Instrumental, Estágios Supervisionados e participação em Oficinas. Prazo mínimo para conclusão 8 semestres.

Para conseguir a formação profissional em uma das instituições participantes, o aluno deve participar das aulas com frequência, que são as aulas virtuais no computador e no polo de apoio presencial, onde pode também tirar dúvidas com os tutores e realizar atividades (quando necessário), realizar estágio em local de sua escolha e fazer o projeto final.

Inscrição Cederj 2020 Vestibular

Para inscrição Cederj acesse o site www.selecon.org.br entre no na janela com o nome Cederj Vestibular 2020-2 e depois no link de inscrição. Para fazer o cadastro informe o CPF.




Inscrições Cederj começam dia 30 de março 2020 e seguem abertas até 14 de maio 2020.

Inscrições para pedido de isenção e para participar do sistema de cotas e ação afirmativa do Vestibular Cederj segundo semestre 2020, ocorrem de 16 a 27 de março.

Prova do Vestibular Cederj 2020 – será aplicada na data anunciada no edital Cederj 2020-2.

Antes de dar início na inscrição, acesse e leia o Edital 2020, e confira com atenção o Cronograma Vestibular Cederj, no site acima.

Opinião sobre cursos a distância

Esta é uma modalidade de ensino que veio para ficar e já foi adotada por diversas instituições da educação profissional e tecnológica do Brasil, como as instituições do Consórcio Cederj, que vêm oferecendo cursos a distância desde o ano de sua criação, que foi no ano 2000, e têm formado milhares de profissionais em 15 áreas da profissão.

Cursar a distância facilita demais a vida das pessoas que não precisam ir para faculdade todos os dias. Essa forma de estudo é para ser escolhida pelas pessoas que têm condição de iniciar e de irem até o fim das aulas. Mas, segundo o resultado do senso da educação superior divulgado pelo Mec e Inep, no ano passado, está acontecendo desistência por parte dos alunos.

O resultado mostrou que o número de pessoas que estão buscando a modalidade a distância vem crescendo, porém caiu o número de pessoas que concluíram o curso. Para conseguir fazer curso a distância por completo a pessoa deve ter consciência que precisa iniciar, participar das aulas com frequência mínima indicada pela instituição e ir até o fim do curso.




As instituições aprovadas pelo Mec que oferecem cursos EAD aplicam o mesmo regimento aos alunos dos cursos a distância e presenciais, pois os cursos têm a mesma carga horária e mesmo conteúdo. Por isso só consegue quem tem tempo para se dedicar as aulas e garra para finalizar.

É possível que uma pessoa que estuda a distância consiga conhecimento profissional da mesma forma que os alunos dos cursos presenciais, o interesse em aprender varia de pessoa para pessoa e é esse o diferencial dos profissionais. Então vale a pena fazer curso a distância, mas, essa escolha só pode ser feita por pessoas que têm disciplina, que saibam organizar seu dia para ter tempo de entrar na sala de aula virtual, e que tenha computador muito bem equipado, sem nada isso a melhor escolha é o curso presencial.

Mas escolher curso de graduação, não importa se é presencial ou a distância, é de grande importância para o desenvolvimento intelectual do ser humano. É por meio do curso superior que a pessoa ocupa as melhores vagas de trabalho, sem falar que o salário é muito mais alto em comparação aos profissionais com educação inferior.

Importante ressaltar que, para ter sucesso profissional é preciso gostar muito do que faz, a pessoa não pode escolher um curso de certa instituição por falta de opção, isso resulta em perda tempo, pois pode desistir no meio do caminho ou, se consegue a formação, pode não ser um profissional de sucesso.

Faça uma boa escolha e boa sorte!