Inscrição IBGE 2019 vagas temporárias

Atenção pessoal que está aguardando a inscrição IBGE 2019, fique sabendo que saiu o edital com vagas temporárias para o Censo Demográfico 2020, realizado em todo o território brasileiro para pesquisas sobre a população e território ocupado. Veja abaixo data definida para inscrições IBGE 2019.



IBGE 2019 vagas temporárias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE abre inscrição 2019 com 234,4 mil vagas temporárias para o Censo Demográfico 2020, que precisa de gente para fazer coletagem de dados – Recenseador, também de Supervisor, Coordenador, Agente e Codificador Censitário de agosto a outubro 2020.

Censo Demográfico IBGE

O Censo Demográfico é um dos instrumentos de pesquisas do IBGE realizado a cada 10 anos em todas as regiões do Brasil. Por meio do Censo é possível colher informações atualizadas e corretas sobre as pessoas e dos locais onde vivem. Através das informações coletadas é possível traçar um retrato geral, verdadeiro e exato do Brasil.

Com o método Censo Demográfico de 10 em 10 anos o governo recebe informações atualizadas sobre o seu povo. Para a pesquisa do Censo os profissionais do IBGE perguntam aos moradores : quantidade de pessoas que vivem na mesma casa, sexo (masculino e feminino), idade de cada um, trabalho, renda, escolaridade, se tem gente desempregada e outras perguntas.

Para cada casa (mais de 70 milhões de endereços) há um questionário e essas as informações vão sendo armazenados em postos de coletas, implantados nos municípios. Quando sai o resultado, as informações coletadas são divulgadas por categoria, como por exemplo, número de crianças e adolescentes  no Brasil.



Com o resultado do Censo Demográfico IBGE

O governo – acompanha o crescimento populacional, distribuição geográfica, evolução das características do povo, identifica áreas que precisam de investimento, como saúde, educação, transporte, e outras informações.

A população – pode conferir instalações de fábricas, supermercados, escolas, creches, lojas e outras. Pode fazer análise do perfil da mão-de-obra brasileira, análise acadêmica e econômica da população e sua evolução dentre 10 anos e verificar os problemas já existentes para ver se foram resolvidos ou não pelo governo municipal ou estadual.

Para o período de pesquisa do Censo devem atuar as instituições federais, agências do IBGE, postos de coletas (7.600 ao todo), além de coordenações regionais. Os profissionais contratados para as pesquisas vão contar com mapas dos municípios, vilas e localidades, arquivos digitais e impressos para o trabalho, imagens espaciais do território com sistema de orientação. Além de utilizar a tecnologia para o preenchimento do formulário, que é pela Web, e dos equipamentos móveis.




Procedimentos para a realização do Censo

Antes de começar as inscrições o IBGE faz Prova Piloto nas áreas urbanas, rurais e nas áreas onde vivem os povos e comunidades tradicionais. As provas são feitas em duas fases para que possam avaliar o autopreenchimento pela internet, funcionalidade da central de atendimento telefônico, adequação e desempenho dos métodos de coleta, tempo estimado para cada entrevista, o sistema de controle de coleta, cadeia de treinamento e mais.

Essas provas realizadas anteriormente são testes importantes e são feitos para que tudo saia corretamente. É necessário que a pesquisa seja rápida, bem feita e com qualidade e com esses testes dá para planejar tudo isso. Depois é só passar as coordenadas aos profissionais contratados.

Além das Provas Piloto ainda tem o Censo Experimental – ensaio geral. Para esse será feita a coleta integral de município de até 200 mil moradores e em quatro distritos das cinco regiões brasileiras. Esse também será feito para avaliar e aperfeiçoar as pesquisas.

Resultado do Censo Demográfico vai ser publicado por etapas, no site do IBGE e em vias impressas, e será entre 2020 e 2023. Resultado preliminar poderá ser conferido em meados de dezembro 2020. Análises e resultados definitivos serão a partir do segundo semestre 2021 até 2023.



Inscrição IBGE 2019 vagas temporárias

Inscrições do IBGE 2019 abriram dia 08/07 no site na instituição responsável pelo concurso www.institutoaocp.org.br/concurso onde permanecem abertas até 23/07/2019.

Contratações dos concursados do IBGE para o Censo Demográfico 2020 começam a ser feitas em janeiro 2020.

Informações detalhadas sobre o Censo 2020 estão no Edital Concurso IBGE 2019