Portal Progredir 2019 MDS

Veja quem pode fazer cadastro no Portal Progredir 2019 MDS – mds.gov.br, para acesso às vagas de emprego, qualificação e apoio ao empreendedorismo, que são ações criadas pelo governo federal para beneficiar cidadãos que buscam por capacitação, oportunidades de trabalho e crescimento profissional.



Portal Progredir 2019 MDS

Portal Progredir 2019 MDS recebe cadastro de pessoas cadastradas no CadÚnico ou em processo de cadastramento, que recebem o Bolsa Família, por exemplo, que estão precisando fazer um curso de qualificação ou de informática, precisando de emprego, abrirem um negócio próprio ou ampliarem o negócio já existente.

Programa Progredir

O programa Progredir, criado pelo governo federal e gerenciado pelo MDS – Ministério do Desenvolvimento Social, é um conjunto de ações voltas para pessoas inscritas no CadÚnico para Programas Sociais Gov BR.

Para a criação e funcionamento do Plano Progredir, o governo federal contou com parceiros imprescindíveis, como Ministério da Educação, Ministério do Trabalho, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e para sua coordenação, o Ministério do Desenvolvimento Social.




O governo conta também com outros parceiros para execução do Progredir. Entre os parceiros da rede pública estão secretarias da educação, prefeituras, instituições públicas e o CRAS. Os parceiros da rede particular são as empresas que oferecem vagas de emprego, cursos de graça para o público cadastrado no portal e os bancos para oferta de microcrédito.

O objetivo do governo ao criar o Progredir é melhorar as condições de vida das pessoas. Essa ação é uma estratégia que foi muito bem elaborada para que possa fazer a diferença na vida das pessoas que mais precisam. Pois as famílias inscritas no Cadastro Único são as menos favorecidas financeiramente, e geralmente elas recebem o Bolsa Família. Então, quem recebe o benefício faz parte de família de baixa renda, e se faz parte é porque ganha pouco. Se ganha pouco  não têm condição financeira de se qualificar ou buscar outra forma de melhorar a renda da família. Com o Progredir a vida pode mudar para melhor, pois oferece diferentes oportunidades.

O que as pessoas conseguem por meio do Progredir ?

Emprego – Cadastro currículo para concorrer vaga de emprego.

Microcrédito Produtivo para fortalecimento do negócio – ação para quem é empreendedor, podendo ser quem quer abrir um negócio e quem já tem um, sendo formal ou informal. Nesse caso, a pessoa interessada faz a proposta com o banco parceiro, que avalia a possibilidade de empréstimo. O valor é liberado depois de feito uma análise do cliente, negócio e condições de pagamento.

Qualificação Profissional – o Qualificação Progredir é uma ação que compreende educação financeira (como gastar, poupar, investir e fazer um orçamento planejado com consciência), inclusão digital – informática, cursos gratuitos ofertados pelas instituições parceiras e pelo Pronatec/Mec.



Cadastro Portal Progredir

Esse é o site para acesso as oportunidades do Progredir www.mds.gov.br/assuntos/progredir. Acesse o site e depois o link novo Cadastro, caso ainda não possua cadastro.

Para ter acesso a página de cadastro, informe o CPF e estado onde mora. Após, preencha os campos com o nome, endereço e telefone. Depois de cadastro feito um e-mail será enviado para o e-mail informado no momento do cadastro. Através desse e-mail que a pessoa tem acesso às ofertas do programa.

Obs. : o CPF das pessoas inscritas no CadÚnico será identificado na hora, senão, é porque o CPF não está cadastrado. Lembrando que, apenas titulares e seus dependentes inscritos no Cadastro Único que têm o NIS conseguem ter acesso ao portal. Demais pessoas não conseguem.

Para saber mais sobre o Progredir, acesse “Perguntas Frequentes”. Nessa opção há links para acesso a todas as informações sobre as ações do Progredir. Acesse confira !