SE DF Cursos Gratuitos

Confira em nosso site informações da SE DF sobre abertura das inscrições em cursos gratuitos 2019-2, ofertados na Escola Técnica de Brasília e Escola Técnica Ceilândia. São mais de 2 mil vagas reservadas para cursos técnicos gratuitos, da modalidade concomitante, subsequente e técnico Proeja, da área da informação e comunicação, gestão e outras.



SE DF Cursos Gratuitos 2019-2

Secretaria da Educação do Distrito Federal começa receber inscrições gratuitas de alunos do 2º e 3º ano do ensino médio e egressos do ensino médio, inclusive do EJA, interessados pelos cursos técnicos gratuitos segundo semestre 2019.

A ETB têm vagas para quatro cursos técnicos gratuitos 2019-2. Já a Escola Técnica Distrito Federal de Ceilândia têm três opções de cursos técnicos segundo semestre 2019. Os cursos devem ter duração em média de 1.360 horas, mais acréscimo de 340 horas de estágio supervisionado, que é obrigatório.

Sobre o estágio

Estágio é a etapa do estudo prático em que o aluno precisa vivenciar para que a formação seja completa. É durante o estágio que o aluno aprende na prática sobre a área profissional e obtêm a experiência no ambiente empresarial.

Como o estágio é um período probatório, ele deve ter duração no máximo de 2 anos. A empresa contratante pode optar em fazer contrato de 6 meses, ou fazer contrato de 1 ano, ou contrato de 2 anos (1 ano e depois prorrogar por período igual), ou pode fazer 4 contratos de 6 em 6 meses. O estagiário que fica até dois anos tem direito a férias.




A carga horária do estágio deve ser de 4 ou 6 horas por dia. Esse tempo foi estipulado porque o estagiário não exerce trabalho de acordo com a CLT, ele exerce apenas trabalho de estudante, mesmo sabendo que o estagiário trabalha até demais e em setores que nem tem a ver com sua área de formação. Mas tudo é um teste, e esse teste é para ver o quanto a pessoa e esforçada e o quanto está interessada em aprender. Quando o estagiário é muito bom e a empresa tem vaga, com certeza ele acaba sendo contratado.

O que o estagiário tem direito?

O estagiário pode ou não receber bolsa ou auxílio alimentação e refeição. Cabe a cada empresa oferecer esses benefícios aos seus estagiários. Mas é muito difícil um estudante estagiar e não ganhar remuneração. Tem empresa que concede mais que esses benefícios. Há empresas que oferecem seguro contra acidentes, plano de saúde e outros benefícios. Isso vai depender de cada uma.

Agora que você já está informado sobre estágio, é só escolher o curso que deseja fazer em uma das escolas técnicas, e se inscrever na data informada abaixo. Confira cursos da Educação DF e cronograma de inscrição e do processo seletivo 2019-2 :

Cursos Gratuitos SE DF

Técnico em Logística
Técnico em Telecomunicações
Técnico em Eletrônica
Técnico em Eletrotécnica
Técnico em Administração
Técnico em Informática



Inscrição cursos gratuitos 20192 SE DF

As inscrições que iniciam dia 11/06 devem ser feitas no site da Educação www.se.df.gov.br onde ficam abertas até 18/06/2019.

Processo seletivo dos candidatos

A seleção dos participantes cursos SE DF 2019-2 será feita por meio de sorteio, que acontece dia 19/06. O resultado sai no mesmo dia depois das 18:00.

As matrículas dos candidatos contemplados no sorteio para ETB ocorrem dia dia 27 e 28/06. Para cursos ETC a matrícula deve ser realizada dia dia 25/06/2019, das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00. Para matrícula precisa do documento escolar, cópia e original do RG ou outro documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência, foto 3×4, tipo sanguíneo e fator RH.

Endereços das escolas técnicas

Escola Técnica de Brasília
Endereço : QS 7, lotes 2, 4, 6 e 8 – Taguatinga
Está atrás da Universidade Católica de Brasília

Escola Técnica de Ceilândia
Endereço : QNN 14 – Ceilândia Sul
A escola está próxima da estação Guariroba do metrô

Edital com informações detalhadas pode ser conferido nos links :
Escola de Ceilândia etcdf.com.br/tecnicos-presenciais
Escola de Brasília www.etb.com.br/processo-seletivo-da-etb-12019