Você que está em dívida com a Justiça Eleitoral e gostaria de quitar encontra neste post informações sobre valor da multa por não voltar ou por não ter comparecido nos trabalhos eleitorais e como gerar e pagar o GRU – Guia de Recolhimento da União.
Valor da multa por não votar e como pagar GRU
Tribunal Superior Eleitoral informa o valor da multa por não votar e disponibiliza o link para gerar o Guia de Recolhimento do pagamento. Abaixo tem mais informações, acesse confira valor como pagar GRU.
Em cada turno de votação todo cidadão acima de 18 anos é obrigado voltar. Se o eleitor não pode votar por motivo particular, ou ter mudado de cidade e não deu tempo de mudar o Título, ele deve justificar a sua ausência em um lugar de votação. Caso isso não ocorra, o eleitor fica em débito com o TSE e para quitar esse débito precisa pagar uma multa por turno de votação. Se não fazer o correto a pessoa fica irregular perante a Justiça Eleitoral.
Consequência de título irregular
Quem participa de concurso e de vestibulares sabe que na lista de documentos pedem o título e comprovante de votação e ou/ de quitação eleitoral. Esses são documentos muito importantes para ingresso em qualquer tipo de vaga púbica. Mas não é só na área pública que esses documentos são importantes, tem empresas que também exigem na hora de contratar uma pessoa.
Também não pode tirar passaporte e se já for aluno em instituição pública e não votar, fica impossibilitado de renovar a matrícula. Além desses não pode obter empréstimo em bancos e instituições governamentais e não pode fazer declaração de Imposto de Renda. E por fim, mesmo querendo votar, não pode. Primeiro, é preciso pagar a multa ou multas.
Quitação de multa por não votar
O eleitor que está e m débito com a Justiça Eleitoral tem a comodidade de gerar o GRU pela internet, no site www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/quitacao-de-multas. Assim agiliza o processo e fica mais fácil, pois é só imprimir o boleto, pagar em um banco e depois dirigir a um cartório e apresentar o comprovante de pagamento junto com um comprovante de residência e documento de identificação.
O valor da multa por não votar, por cada turno, é de R$ 3,51. É uma quantia muito baixa que todos podem pagar. Não dá para deixar de pagar. A vezes as pessoas não passam saber quanto é e por isso ficam com o seu título irregular, impedidas de realizar muitas coisas.
Como gerar o GRU para pagar a multa por não votar
Para saber sobre valor de multas, caso o eleitor esteja devendo vários turnos de votação, precisa consultar os débitos. Para saber, entre no site www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/quitacao-de-multas, informe o Título nome, data de nascimento, nome da mãe e do pai, ou clique na opção não consta. Depois saber quanto está devendo, é só gerar o boleto e fazer os procedimentos infirmados acima.