Governo libera parcela FGTS 2019-2020

Governo libera parcela FGTS 2019-2020
5 (100%) 1 vote

Informações importantes para trabalhadores que têm Fundo de Garantia, governo federal libera parcela FGTS 2019-2020 e informa calendário para saques de contas ativadas e inativas, de acordo com o mês de aniversário do trabalhador que ainda trabalha ou teve contrato de trabalho encerrado.



Governo libera parcela FGTS 2019-2020

O governo brasileiro divulgou meses para saques do Fundo de Garantia de trabalhadores que trabalham e os que já se desligaram da empresa e libera parcela do FGTS 2019- 2020.

Como funciona o FGTS

O FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um seguro que todo trabalhador com contrato de trabalho formal e que contribui com o INSS tem direito. Para ter direito de sacar o fundo a empresa precisa fazer os depósitos todo mês em contas abertas na Caixa em nome do funcionário e esses pagamentos precisam estar em dia. Os valores são pagos pela empresa e pelo funcionário, já que o empregador desconta do funcionário mensalmente uma quantia que corresponde a 8%.

FGTS 2019

O governo anuncia que o trabalhador poder fazer saque FGTS 2019. O valor que pode ser retirado pelo trabalhador corresponde ao resultado do FGTS 2018. Os valores que são 100% do lucro do Fundo de Garantia (nova regra) estarão nas contas a partir de agosto 2019 e todos que tem saldo positivo podem sacar.




FGTS 2020

Todos nós ouvimos falar que o governo pretendia fazer reformas em alguns setores públicos para poder liberar o FGTS nas contas ativas e inativas. A liberação para saques vão acontecer sim e será por meio de duas modalidades : saque imediato e saque-aniversário. Em 2019 será liberado o FGTS saque imediato de até R$ 500,00 e pode ser sacado de todas as contas que o trabalhador tiver. Em 2020 será liberado a saque-aniversário e esse será anualmente.

A modalidade do FGTS saque-aniversário permite que o trabalhador faz saques de uma parte do Fundo de Garantia todos os anos, no mês do seu aniversário. Sendo que essa modalidade não é obrigatória, só adere quem achar interessante.

Regras do saque-aniversário

Quem aderir ao saque no mês de aniversário deve saber que só pode sacar o valor no mês informado. Isso vale até para quem foi desligado da empresa muito antes do seu mês de aniversário, como por exemplo, se o trabalhador nasceu em outubro e saiu do trabalho em fevereiro vai ter que esperar para sacar.

Se o trabalhador adir e depois achar que não é interessante, ele pode desistir da modalidade. No entanto há um tempo mínimo para cancelamento, que é de 2 anos.



Calendário para saques FGTS 2020

  • Trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro
    Os saques podem ser efetuados de abril a junho de 2020
  • Trabalhadores nascidos em março e abril
    Os saques serão realizados de maio a julho de 2020
  • Trabalhadores nascidos em maio e junho
    Podem fazer saques de junho a agosto de 2020

Os que nasceram de julho a dezembro vão sacar a parcela do FGTS no mês que fizerem aniversário. Para aderir ao saque-aniversário a pessoas deve comunicar a Caixa Econômica Federal a partir de outubro 2019.



Saque imediato FGTS 2019

O FGTS de trabalhadores que têm poupança na Caixa deve cair automaticamente na conta. Quem não tem deve sacar com o Cartão Cidadão. Caso o corretista da Caixa não tem interesse em retirar o valor da sua conta FGTS precisa avisar a Caixa que não quer que o valor seja liberado. Confira datas em que os valores vão ser liberados www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/saque-FGTS

Dicas do nosso blog

Todo mundo que trabalha com carteira registrada sabe que todo mês vem no seu holerite desconto do FGTS, mas o que nem todos sabem é que nem sempre o empregador paga para a Caixa. Isso vem ocorrendo em muitas empresas devido a crise, mas o trabalhador só fica sabendo da irregularidade quando é desligado da empresa sem justa causa.

Quando acontece essa inconveniência e a empresa não tem como pagar a Caixa ou fechou, a pessoa fica sem receber FGTS pois tem nada na conta para sacar. Mas no caso em que a empresa não fez todos os depósitos, mas há alguns sim, há saldo para saque.

Para não ficar na mão, nossa dica é, verifique todo mês a sua conta no site da Caixa, é bem simples. Só precisa ter em mãos o número do PIS e a senha que é feita na hora, no site, e verificar o extrato. Se não tiver feito, cobre o seu empregador.

Consultar parcela FGTS

Para ver seu saldo FGTS, acesse www.caixa.gov.br. No site há todas as informações que o trabalhador precisa saber.



Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.