Senado Leg BR Jovem Senador

Fique sabendo que Senado Leg BR abre mais uma edição do Programa Jovem Senado Brasileiro, para participação de jovens dos 26 estados e do Distrito Federal, que estejam matriculados no ensino médio e têm o intuito de participar do Concurso de Redação, que vai selecionar o Jovem Senador 2019, projeto que vai levar os vitoriosos para participar das atividades do Poder Legislativo do Senado Federal.



Senado Leg BR – Jovem Senador 2019

O Senado abre o 12º Concurso de Redação do Senado Federal para processo seletivo de estudantes do ensino médio de até 19 anos, que vão participar do Jovem Senador 2019, programa anual que, neste ano, vai para 9 anos de exigência, 9 anos que seleciona jovens com potencial para vivenciar os trabalhos dos Senadores em Brasília por quatro dias no mês novembro.

Todo ano o Projeto Jovem Senador aborda um tema diferente para a elaboração da redação, e só as melhores são selecionadas, que são ao todo 27 redações selecionadas pela secretaria da educação de cada unidade da federação.
Para o Jovem Senador 2019 o tema escolhido foi Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil.

Elaboração da redação para o Jovem Senador

Para produzir a redação – dissertação argumentativa, que deve ter de 20 a 30 linhas, os alunos devem usar caneta preta ou azul em papel timbrado do Senado enviado com o kit que todas as escolas participantes vão receber, composto pelo regulamento do projeto, ficha de inscrição, folha para compor a redação, folheto de divulgação, cartaz e carta feita pelo Senhor Senador Eunício Oliveira – presidente do Senado.




Para ser uma as melhores redações o aluno, orientado pelo seu professor, deve fazer uma redação com o título proposto, abordar o assunto dentro do tema – tomando cuidado com a pontuação, parágrafos, margens, vocábulo, ortografia, organização, argumento em relação ao assunto e originalidade das ideias, não pode ser cópia. Muito importante o aluno entender sobre a Constituição antes de fazer o texto que pode vir a ser um dos vencedores, e para isso, muita leitura sobre o assunto e escrever e reescrever a redação.

Importante saber : Caso o aluno perca ou rasure sua redação que esteja escrita no papel timbrado, a escola onde estuda tem a permissão de imprimir a folha pelo site, informado no Índice do Regulamento de participação, disponível no site abaixo.




Premiação dos jovens senadores

Cada unidade da federação terá 3 redações aprovadas para o processo seletivo, mas apenas um delas será a campeã. Será feita a classificação das 27 redações, a melhor de cada região, e depois será feita a classificação nacional, seguindo pela ordem da melhor redação de todos os participantes.

Os vencedores vão viajar para o Senado com seu professor orientador com todas as despesas pagas. Aluno que ficar em primeiro lugar vai viajar acompanhado do secretario da Educação, de um coordenador pedagógico que acompanhar o programa e do diretor ou diretora da escola. Alunos do primeiro, segundo e terceiro lugar ainda vão poder viajar com seu responsável legar para participar da Cerimônia do Jovem Senador.

Os participantes vão receber certificados e diplomas de classificação e as redações vencedoras vão compor o livreto Jovem Senador 2019, e durante sua permanência no Senado vão participar do Trabalho Legislativo no Jovem Senador.



Inscrição Jovem Senador 2019

Para realizar a inscrição no programa é só preencher a ficha de inscrição entregue na escola, informando o nome completo e demais informações pessoais do aluno, seu endereço, dados do responsável legal do aluno, dados do professor orientador e dados da escola. Depois o professor e o diretor devem assinar a ficha e essa deve ir para a secretaria da educação, que fica a cargo de escolher as três melhores e enviar as mesmas para o Senado.

Cronograma Jovem Senador 2019

Inscrições podem ser feitas até 16/08 – prazo para envio das redações à secretaria da educação

Envio das redações para o Senado até 20/09

Resultado Jovem Senador 2019 sai dia 11/10

Chegada dos 27 alunos escolhidos e demais pessoas envolvidas em Brasília dia 25/11

Informações importantes sobre o programa estão no link Regulamento